Observe o mapa2. Identifique no mapa as linhas imaginárias, es...

Observe o mapa

2. Identifique no mapa as linhas imaginárias, escrevendo os nomes correspondentes as letras a, b, c, d, e
3. Qual é a posição geográfica do Brasil em relação aos hemisférios da Terra? Justifique sua resposta.

4. Explique como a extensão do país no sentido norte-sul (latitudinal) pode resultar em uma grande diversidade das paisagens naturais.

PRECISO MUITO DESSA RESPOSTA

por favor me ajudem

1 Resposta

Fernandaa

2- Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra.

Os paralelos são os eixos que circundam imaginariamente o planeta no sentido horizontal. (Norte e Sul)

Os meridianos representam as linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o globo terrestre. (Leste e Oeste)

a) círculo polar ártico

b) trópico de câncer

c) linha do equador

d) trópico de capricórnio

e) círculo polar antártico

3- O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes: uma pequena parte ao norte, localizada no hemisfério norte; a maior parte no hemisfério sul e todo ele localizado no hemisfério ocidental ou oeste. É cortado ao norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio.

4- As grandes distâncias no sentido das latitudes, ou seja, entre o norte e o sul do país, fazem com que o território brasileiro apresente uma grande variação climática, o que é intensificado pela ação de outros agentes climáticos, como a maritimidade e a vegetação. No extremo sul do país encontram-se as menores temperaturas, muito embora não sejam frias o ano todo. Já no extremo norte, o clima é mais quente (pela proximidade com a Linha do Equador) e muito úmido, em consequência da presença da Floresta Amazônica.

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

'; var conteudo = document.getElementById("question").innerHTML; // Encontre o ponto de divisão no texto var pontoDivisao = conteudo.indexOf('\n'); if (pontoDivisao === -1) { pontoDivisao = conteudo.indexOf('
'); } if (pontoDivisao !== -1) { var conteudoAtualizado = conteudo.slice(0, pontoDivisao) + anuncio + conteudo.slice(pontoDivisao); document.getElementById("question").innerHTML = conteudoAtualizado; }