-9 Observe o gráfico acima da função quadrática definida por f(x) = x2 - 6x + 5 e responda as questões a
seguir.
a) Quais são os coeficientes a, b ec da lei de formação dessa função?
b) Como o valor de cé igual a
a parábola intercepta o eixo y no ponto de coordenadas (0.---), que
é simétrico ao ponto de coordenadas ( ), em relação ao eixo de simetria da parábola.
c) Qual é o valor do discriminante A?
d) Como Aé
que 0, quantos e quais são os zeros ou raízes dessa função?
e) Quais são as coordenadas (x, y) do vértice da parábola dessa função?
f) Como a é
que 0, a concavidade da parábola, gráfico dessa função, é aberta para cim
para baixo?
Nesse caso, o vértice da parábola é o ponto de minimo ou de máximo da
ção? -
MINA
GERA
EDUCAÇÃO
seguir.
a) Quais são os coeficientes a, b ec da lei de formação dessa função?
b) Como o valor de cé igual a
a parábola intercepta o eixo y no ponto de coordenadas (0.---), que
é simétrico ao ponto de coordenadas ( ), em relação ao eixo de simetria da parábola.
c) Qual é o valor do discriminante A?
d) Como Aé
que 0, quantos e quais são os zeros ou raízes dessa função?
e) Quais são as coordenadas (x, y) do vértice da parábola dessa função?
f) Como a é
que 0, a concavidade da parábola, gráfico dessa função, é aberta para cim
para baixo?
Nesse caso, o vértice da parábola é o ponto de minimo ou de máximo da
ção? -
MINA
GERA
EDUCAÇÃO
1 Resposta
) Entendemos pelos coeficientes a, b e c:
a → número a esquerda do x²
b → número a esquerda do x
c → número sem letra ao lado.
a = -1 , b = 6 e c = 5
b) Como o valor de c = 5, temos que este e o ponto de coordenadas (0,-5) que é onde o gráfico intercepta o eixo y e é simétrico a (6, -5) referente ao eixo de simetria da parábola.
c) Temos que ∆ = b² - 4ac, vamos fazer seu cálculo para a função f(x) = -x² + 6x - 5.
∆ = 6² - 4.(-1)(-5)
∆ = 36 - 20
∆ = 16
d) Ou seja ∆ maior 0, o que significa que o gráfico tem 2 raízes. Eles são:
e) Os pontos de intersecção são as raízes, ou seja, (1,0) e (5,0)
f) O vértice é dado por:
Explicação passo-a-passo:
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