QUESTÃO 4
De um modo geral, os alunos apresentam alguma resistência à tarefa de resolver problemas, relacionada às dificuldades que eles enfrentam nesta atividade. Na área de Ciências e Matemática esta situação já está quase institucionalizada entre os professores e entre os próprios alunos. O estudante que apresenta um desempenho melhor é considerado exceção. A pergunta que devemos nos fazer é “Por que tantos alunos têm tão baixo rendimento quando solicitados a resolverem problemas?”. A necessidade de investigarmos esta questão é indiscutível. Como participantes do processo ensino-aprendizagem, seja como professores e/ou pesquisadores, não podemos aceitar passivamente que esta situação permaneça como está. Urge que enfrentemos este desafio. Atualmente, a Psicologia Cognitiva pode subsidiar-nos no que diz respeito a estudos sobre os fatores cognitivos que influenciam um indivíduo quando ele precisa resolver problemas de qualquer tipo, desde problemas do cotidiano até problemas de conteúdos específicos de papel e lápis.
Disponível em: Acesso em: dezembro. 2019 (adaptado).
Sobre a situação de resolução de problemas, é conhecido que a probabilidade de um aluno A resolver um determinado problema é de 20%, e de que um aluno B resolva o mesmo problema é de 60%. Sabendo que o fato de um aluno conseguir ou não resolver um problema, não influencia no outro aluno conseguir ou não conseguir, ou seja, os eventos são independentes, qual a probabilidade de ao menos um dos alunos resolver o problema?
Alternativas
Alternativa 1:
1%
Alternativa 2:
25%
Alternativa 3:
32%
Alternativa 4:
68%
Alternativa 5:
76%
De um modo geral, os alunos apresentam alguma resistência à tarefa de resolver problemas, relacionada às dificuldades que eles enfrentam nesta atividade. Na área de Ciências e Matemática esta situação já está quase institucionalizada entre os professores e entre os próprios alunos. O estudante que apresenta um desempenho melhor é considerado exceção. A pergunta que devemos nos fazer é “Por que tantos alunos têm tão baixo rendimento quando solicitados a resolverem problemas?”. A necessidade de investigarmos esta questão é indiscutível. Como participantes do processo ensino-aprendizagem, seja como professores e/ou pesquisadores, não podemos aceitar passivamente que esta situação permaneça como está. Urge que enfrentemos este desafio. Atualmente, a Psicologia Cognitiva pode subsidiar-nos no que diz respeito a estudos sobre os fatores cognitivos que influenciam um indivíduo quando ele precisa resolver problemas de qualquer tipo, desde problemas do cotidiano até problemas de conteúdos específicos de papel e lápis.
Disponível em: Acesso em: dezembro. 2019 (adaptado).
Sobre a situação de resolução de problemas, é conhecido que a probabilidade de um aluno A resolver um determinado problema é de 20%, e de que um aluno B resolva o mesmo problema é de 60%. Sabendo que o fato de um aluno conseguir ou não resolver um problema, não influencia no outro aluno conseguir ou não conseguir, ou seja, os eventos são independentes, qual a probabilidade de ao menos um dos alunos resolver o problema?
Alternativas
Alternativa 1:
1%
Alternativa 2:
25%
Alternativa 3:
32%
Alternativa 4:
68%
Alternativa 5:
76%
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