QUESTÃO 4De um modo geral, os alunos apresentam alguma resistê...

Sílvia Freire

QUESTÃO 4
De um modo geral, os alunos apresentam alguma resistência à tarefa de resolver problemas, relacionada às dificuldades que eles enfrentam nesta atividade. Na área de Ciências e Matemática esta situação já está quase institucionalizada entre os professores e entre os próprios alunos. O estudante que apresenta um desempenho melhor é considerado exceção. A pergunta que devemos nos fazer é “Por que tantos alunos têm tão baixo rendimento quando solicitados a resolverem problemas?”. A necessidade de investigarmos esta questão é indiscutível. Como participantes do processo ensino-aprendizagem, seja como professores e/ou pesquisadores, não podemos aceitar passivamente que esta situação permaneça como está. Urge que enfrentemos este desafio. Atualmente, a Psicologia Cognitiva pode subsidiar-nos no que diz respeito a estudos sobre os fatores cognitivos que influenciam um indivíduo quando ele precisa resolver problemas de qualquer tipo, desde problemas do cotidiano até problemas de conteúdos específicos de papel e lápis.

Disponível em: Acesso em: dezembro. 2019 (adaptado).

Sobre a situação de resolução de problemas, é conhecido que a probabilidade de um aluno A resolver um determinado problema é de 20%, e de que um aluno B resolva o mesmo problema é de 60%. Sabendo que o fato de um aluno conseguir ou não resolver um problema, não influencia no outro aluno conseguir ou não conseguir, ou seja, os eventos são independentes, qual a probabilidade de ao menos um dos alunos resolver o problema?

Alternativas
Alternativa 1:
1%

Alternativa 2:
25%

Alternativa 3:
32%

Alternativa 4:
68%

Alternativa 5:
76%

0 Respostas

Sílvia Freire está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Matemática

Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.