A escola deve proporcionar em seu currículo um espaço para as...

A escola deve proporcionar em seu currículo um espaço para as discussões e as problematizações em torno da formação das identidades dos estudantes para assim proporcionar a aceitação das diferenças que compõem a diversidade em relação a sua potência e não ao déficit que possam vir a apresentar. Rodrigo se formou em Pedagogia e hoje cursa especialização em Educação Inclusiva. Como professor, atua em uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental em uma escola particular de seu município.

Nessa turma, Rodrigo está enfrentando alguns conflitos entre os alunos com a chegada de um novo colega.

Acompanhe o caso:

Imagine-se no lugar de Rodrigo e proponha maneiras de lidar com essa situação.

Quais estratégias pedagógicas poderiam ser utilizadas envolvendo os conceitos de identidade, diversidade e alteridade?

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO!!!

A situação é delicada e exige uma intervenção do professor, talvez até dos gestores da escola, caso venha a se agravar ainda mais.

Para contornar o conflito, Rodrigo pode investir em práticas que envolvam o novo colega com os demais alunos, procurando conhecer sua história, os aspectos de sua deficiência, como ocorreu e como alterou seu estilo de vida após o fato. Para isso, é fundamental que todos percebam que o novo colega tem condições de levar uma vida plena tanto quanto eles, porém com algumas limitações, que, aliás, todos nós temos.

Pensando nisso, algumas atividades podem ser realizadas, como:

Atividades que identifiquem os pontos fortes e fracos de toda a turma para que se perceba a existência de fragilidades e déficits em todos e não somente naqueles que possuem a marca da deficiência, como no caso do colega recém-chegado.

Outra forma é promover atividades em grupo focando nas capacidades cognitivas, como gincanas de matemática ou de produção textual. Atividades que não demandam relevância nas habilidades motoras, mas nas habilidades de pensamento, de raciocínio e de interação.

Além disso, trabalhar temas como bullying e a importância do outro para a vida também pode produzir resultados muito positivos junto aos pré-adolescentes.


A escola deve proporcionar em seu currículo um espaço para as discussões e as problematizações em t

0 Respostas

Ferkaso está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

'; var conteudo = document.getElementById("question").innerHTML; // Encontre o ponto de divisão no texto var pontoDivisao = conteudo.indexOf('\n'); if (pontoDivisao === -1) { pontoDivisao = conteudo.indexOf('
'); } if (pontoDivisao !== -1) { var conteudoAtualizado = conteudo.slice(0, pontoDivisao) + anuncio + conteudo.slice(pontoDivisao); document.getElementById("question").innerHTML = conteudoAtualizado; }