1. A sociologia da religião tenta compreender de maneira cient...

1. A sociologia da religião tenta compreender de maneira científica as ações da religiosidade e da fé institucionalizadas na sociedade. Historicamente, por consequência das formações de reinos e Estados, esse estudo acabou se atendo mais a questões social-político-religiosas, observando o poder e a influência religiosa sobre a política e vice-versa. Alguns dos temas que ela aborda atualmente estão ligados a aspectos como perda ou ganho de poder das Igrejas em movimentos como a secularização e a dessecularização, por exemplo. Considerando essas informações, indique a alternativa que define o que é a sociologia da religião. 2. Auguste Comte foi um sociólogo da religião francês. Ele encontrou no positivismo uma maneira para analisar a sociedade. A religião, para ele, deveria ser capaz de conquistar o ser humano e, por isso, ele propôs a criação ou a existência de uma Religião da Humanidade. A partir dela, seu desejo era fomentar um amor humano que fosse inspiração. Considerando esse pensamento, o que Comte buscava?
3. Tocqueville crê que a religião tradicional é capaz de criar e manter uma sociedade estável, pautada na liberdade. Ele propôs um distanciamento entre política e religião, tornando-as mais fortes. Segundo ele, a religião unida à política se torna mais forte e poderosa sobre parte dos homens, porém acaba se perdendo e, por consequência, perdendo a esperança contida em cada pessoa. Ele utiliza dois exemplos de países, França e Estados Unidos da América (EUA), para explicar sua posição. Por quê?
4. Henri Bergson teve ideias relativamente similares às de Auguste Comte. Contudo, a diferença de pensamento entre os dois se encontrava no modo; enquanto Comte tinha uma maneira indutiva de pensar a religião, Bergson pensava dedutivamente. Em se tratando do pensamento de Bergson, de que forma é possível resumi-lo?
5.Para Bergson, havia duas formas de conhecimento. Uma delas mostrava-se absoluta, impondo regras. A outra se apresentava de maneira mais flexível, pois propunha discussões e proposições a respeito daquilo que era apresentado. Assim, o sociólogo acreditava que as pessoas podiam conquistar autonomia e liberdade em sua caminhada de vida e na formação de seu pensamento. Quais seriam essas duas formas de conhecimento?
6. A instituição religiosa é um tema que tem uma função importante para o estudo da sociedade. Sobre o olhar sociológico para a religião, pode-se afirmar que:

7.O fundamentalismo é o movimento que prega que existe uma verdade absoluta que está escrita nos textos sagrados como a Bíblia ou o Alcorão e que devem ser seguidos de forma literal. Depois dos ataques de setembro de 2001, a palavra fundamentalismo entrou em evidência na mídia e vem sendo tema de estudo dos sociólogos. Sobre esse tema, pode-se afirmar que:
8.O Brasil é um país onde há diversas religiões com diferentes credos e seus espaços de culto. Sobre as religiões no Brasil, assinale a alternativa correta.
9.A sociologia estuda a religião com a finalidade de analisar sua influência, sua função e seu papel nas sociedades. Sobre os pensadores clássicos da sociologia, é correto afirmar que:
10. Na obra A ética protestante e o espírito do capitalismo, Weber defendeu que a ética protestante foi essencial para o desenvolvimento do capitalismo, porque:

0 Respostas

Santosmanuele está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Sociologia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.