Originalmente, o design thinking surgiu como uma maneira de ensinar a engenheiros como abordar problemas de forma criativa, de forma semelhante a designers. Uma das primeiras pessoas a dissertar sobre o tema foi o professor de engenharia mecânica John Arnold, da Universidade de Stanford. Com o passar dos tempos esse método se expande para outros campos e outras áreas, como a administração e a gestão. Dentre as etapas da implementação do design thinking, destacam-se a de descoberta (onde se define ou encontra o problema a ser trabalhado); de interpretação (em que se deve iniciar um processo de busca pela compreensão do que foi descoberto sobre o problema até então); e a de ideação (que é o momento de conceber soluções e aprimorá-las).
Considerando essas informações, imagine uma situação hipotética onde uma equipe de líderes de uma empresa de vendas no varejo precisa propor soluções para a baixa procura por seus produtos e o número baixo de visitantes na loja. Em um primeiro momento, a partir da descoberta, o problema principal já está definido (embora possa ser refinado ou mais detalhado a partir da interpretação).
Sobre a etapa de ideação, uma ação indicada a ser adotada pelo time de design thinking seria
efetuar uma pesquisa de percepção com os clientes, para compreender o real motivo de sua perda de interesse pelos produtos da empresa.
sugerir apenas as ideias pertinentes e realistas e classificá-las, por ordem de exequibilidade e viabilidade, priorizando a eficiência do projeto.
o uso do método tentativa e erro, técnica adotada para compreender de forma rápida o que funciona e o que não funciona para o problema.
utilizar da experiência prévia de cada um dos membros da equipe, a partir de seu contato anterior com situações e problemáticas semelhantes.
elaborar um brainstorming (tempestade de ideias), técnica que permite a livre sugestão de diversas ideias, para posterior validação de cada uma delas.
Considerando essas informações, imagine uma situação hipotética onde uma equipe de líderes de uma empresa de vendas no varejo precisa propor soluções para a baixa procura por seus produtos e o número baixo de visitantes na loja. Em um primeiro momento, a partir da descoberta, o problema principal já está definido (embora possa ser refinado ou mais detalhado a partir da interpretação).
Sobre a etapa de ideação, uma ação indicada a ser adotada pelo time de design thinking seria
efetuar uma pesquisa de percepção com os clientes, para compreender o real motivo de sua perda de interesse pelos produtos da empresa.
sugerir apenas as ideias pertinentes e realistas e classificá-las, por ordem de exequibilidade e viabilidade, priorizando a eficiência do projeto.
o uso do método tentativa e erro, técnica adotada para compreender de forma rápida o que funciona e o que não funciona para o problema.
utilizar da experiência prévia de cada um dos membros da equipe, a partir de seu contato anterior com situações e problemáticas semelhantes.
elaborar um brainstorming (tempestade de ideias), técnica que permite a livre sugestão de diversas ideias, para posterior validação de cada uma delas.
1 Resposta
Mais perguntas de Administração
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.